Poderemos iniciar a nossa reflexão sobre Vocação como chamado de Deus e resposta do homem, e a partir daí, podemos aprofundar o inesgotável sentido da vida como primeiro chamado. Afinal, vida é vocação.
A palavra vocação vem do latim vocare que significa chamado. Todos nós somos chamados à vida e, portanto, a conviver com outras pessoas. A nossa existência nasce da vontade de Deus que nos deseja antes mesmo de nos formar no ventre materno (Jr 1,5). Vocação indica chamado; e quem chama quer uma resposta. Mas quando se trata de Deus, antes dele pedir Ele já dá à pessoa condições para fazer o que Ele deseja.
Durante muito tempo a vocação foi interpretada como aptidão para se fazer algo. Por exemplo: o músico tem aptidão para a música, o professor para a educação, etc. E assim muitas profissões também se utilizaram do termo vocação para justificar as diversas aptidões ou habilidades profissionais.
O que iremos tratar aqui é da vocação à vida e as suas implicações no meio que vivemos. Deus, chamando o homem à vida, lhe dá a existência e a liberdade como um dom. Por isso, as escolhas que fazemos para nossa vida nos ajudam ou não a nos realizarmos enquanto pessoas humanas.
A liberdade, depois da vida, é o maior dom que Deus nos concedeu. O mau uso deste livre arbítrio pode trazer conseqüências desastrosas para a humanidade e prejudica o projeto de Deus. E todo projeto nasce de um desejo, ou seja, de um querer que gera uma vontade, a qual possibilita a concretização de um sonho.
Quando me pediram para escrever algo sobre vocação o que me veio logo à mente foi o apelo de Jesus: “pedi ao dono da messe para que mande mais operários” (cf. Mt 9,38). Devemos rezar pedindo vocações e nos preocupar com a formação dos futuros sacerdotes para o serviço da seara do Senhor.
Ao sermos chamados à vida, Deus continua nos chamando a nos comprometermos com o próximo e com humanidade, porque há muitas coisas que Deus deseja fazer no mundo através do homem. Qual é a sua disponibilidade? Seja qual for a sua resposta, não perca tempo. Faça de sua vida um dom a serviço de Deus e do seu próximo.
__________________________________________________
Pe. Severino Isaías de Lima, sjc é sacerdote religioso da Sociedade
Joseleitos de Cristo, atualmente mora em Gama – Brasília – DF
e faz mestrado em Comunicação na Universidade Católica de Brasília - UCB
Nenhum comentário:
Postar um comentário